quinta-feira, 12 de maio de 2011

Educação e Internet 2011

Educação e Internet 2011
João Manuel Ribeiro Alves - Aluno 800401
Resumos texto C “Os Média na Formação de adultos”

Os Média, além de ajudar as comunidades a desenvolverem-se e a evoluir, também permitem a aprendizagem individualizada, reduzindo a distância transacional (Moore,1991).
Os estudantes online sentem a distância transacional de maneira difente, necessitando de formas diferentes e várias ferramentas de interação, incluíndo o professor de apoio, mas não sendo toda a interação por si só, igualmente útil, esta interação deve ser ajustada às necessidades e preferências. Mas para que possam ser respondidas essas preferências individuais de aprendizagem, é necessário requerer conhecimentos especializados. Sendo o aluno tradicional altanmente passivo mas modalidades de aprendizagem online, é esperado que o aluno tenha um maior grau de autonomia e controlo. O sucesso individual de cada participante na modalidade online depende do uso eficaz dos recursos técnicos disponiveis, bem como da orientação e liderançaexercida por um professor-moderador qualificado e moderado pelas próprias capacidades do aluno e a prefêrencia por uma aprendizagem colaborativa, cooperetiva , activa e autónoma. A combinação destes factores, permitem aos alunos online exercer simultâneamente experiências de aprendizagens adultas de colaboração (Knowles,1980).Sabendo-se que os individuos diferem entre si, e nem todos os estudantes são capazes de ter o mesmo grau de autonomia ou auto-suficiência nas suas experiências de aprendizagens, eles também diferem em competências, e que não basta apenas entender ideias e conceitos, mas sim serem capazes de explicalos articuladamente por escrito. Devem ser criados ambientes adequados para que formandos online possam exercitar as suas capacidades, de modo a atingirem os seus objectivos pessoais e onde a assistência Média deve ser recebida para a realização desses objectivos, cabendo ao professor/moderador, a tarefa de fornecer a quantidade necessária de estrutura e diálogo online, através da sua presença no ensino, presença essa que é a liderança, factor facilitador necessário para os individuos obterem uma “compreensão significativa” através da interação e colaboração. Investigações comfirmam que o uso que o aluno faz dos meios de comunicação é mais importânte do que aquilo que o professor faz, e em termos de resultados da aprendizagem do aluno, a experiência de ensino do professor não importa tanto como a experiência do professor com a tecnologia.

Sem comentários:

Enviar um comentário