quinta-feira, 12 de maio de 2011

“ Média e modos de Aprendizagem”

Educação e Internet 2011
João Manuel Ribeiro Alves - Aluno 800401
Resumos texto C “ Média e modos de Aprendizagem”

O transmitir de certos símbolos ou modos através de variados canais, evocam diferentes respostas.
Os textos são modos de apresentação, a impressão em papel é um possível meio para o texto, ams existem também vários outros meios, como um monitor de computador, um retroprojector, um ecrã de televisão, um filme, um ecrã de Pda ou smartphone, etc. Onde quer que o texto seja utilizado, mantém as suas intenções caracteristicas e limitações iniciais. A impressão é o meio mais omnipresente, a impressão faz parte do primeiro mecanismo de ensino – O Livro. Sendo os livros o primeiro o primeiro dos bens de produção em massa existem porém alguns pontos fortes e fracos comforme se descrimina abaixo.
Como pontos fortes, temos factores como o custo, flexibilidade e robustez, portabilidade e facilidade de produção (onde a impressão tornou-se mais simples e qualidade superior), estabilidade, conveniência, familiaridade e economia.
Como pontos fracos, temos o facto da impressão ser estática, por vezes falha ao produzir uma participação adequada de baixo funcionamentodos leitores, a revisão dos materiais impressos são mais caros e lentos do que as revisões em bases de dados.
Em 2007, deu-se o aparecimento dos livros eletronicos em diversos formatos como “E-book´s”, mas eram muito caros na altura, hoje em dia muito mais acessíveis. Nessa data os livros não eram destinados a serem lidos de capa a capa, seu uso destinava-se sobretudo a servirem como listas, enciclopédias, livros de receiras, etc.
Hadenius refere que a falta de texto é pouco amenizada por multimédia baseada em alternativas para a leitura, sendo as melhorias nas tecnologias de produção de voz que torna a leitura menos critica para os utilizadores, e inclusive para pessoas com problemas visuais, sendo esta prática mais utilizada em situações onde os elevados níveis de literacia não podem ser assumidos, onde os alunos encontram nestas situações conteúdos áudio mais convenientes, ou quando os custos das imprecisões ou ineficiênciasda leitura são elevadas.
Certas pesquisas mostraram que o uso de gráficos pode aumentar a motivação dos utilizadores, apronta a percepção a pedir auxílio, além de combinarem com o elevado conteúdo de imformação, com baixa produção e distribuição de custos, facilitados ainda pela forma como podem ser compactados para o uso em PDA´s e outros dispositivos devido ao seu fácil manuseio.

Sem comentários:

Enviar um comentário